sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto de lei de autoria do senador Raimundo Colombo iria beneficiar cerca de 3 mil pessoas vítimas das catástrofes de 2008 que ainda vivem em abrigos

O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, vetou nesta quarta-feira, 23, o projeto de lei que autoriza a realização de um sorteio extra da Mega Sena, de autoria do senador Raimundo Colombo. O concurso teria parte da renda revertida para as vítimas das catástrofes de 2008, que atingiram o Estado. De acordo com o veto de Lula, o projeto foi qualificado como contrário ao interesse público, mesmo beneficiando cerca de 3 mil pessoas e vários municípios do Vale do Itajaí que ainda sofrem com os efeitos da calamidade daquele ano.



Para Colombo, a decisão é mais uma prova do descaso do Governo Federal com Santa Catarina. “É uma vergonha vetar um projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado. O Governo Federal dá um tapa na cara dos catarinenses”, indigna-se Colombo.



De acordo com o veto do presidente, a decisão foi tomada após consultar o Ministério da Fazenda, que argumentou que o projeto ‘exclui da divisão dos recursos arrecadados com o concurso especial da Mega Sena os valores atribuídos à Seguridade Social e a investimentos em Esporte, Educação, Cultura e Segurança’. Atualmente, nos sorteios regulares da loteria, o apostador fica com 51% do total arrecadado e o restante é destinado a projetos sociais em diversas áreas, descontando 9% para as lotéricas. Na proposição de Colombo, apenas o sorteio extra teria uma destinação diferenciada, não acarretando ônus aos projetos já contemplados. Do total apurado, 44,02% seria encaminado ao apostador, 8,61% para a remuneração das lotéricas e 47,37% seriam encaminhados para o Governo do Estado, com destino às vítimas das enchentes.



Defensor do projeto e líder ativo na busca de recursos para a reconstrução de Santa Catarina, o deputado federal Paulo Bornhausen, relator do projeto na Câmara, declarou-se perplexo com os argumentos do veto. “Na ‘justificativa’ do veto, é dito que o governo destinou recursos de R$ 1,6 bilhão para atender as necessidades emergenciais, sendo que a Defesa Civil destinou diretamente para Santa Catarina R$ 360 milhões”, afirma o deputado.



Burocracia marcou trâmite no Congresso - O projeto foi encaminhado para o Senado em fevereiro de 2009. Após a tramitação na Casa, passou a Câmara dos Deputados e, em 31 de março deste ano, recebeu o parecer favorável em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Assim que foi enviado para a sansão presidencial, o deputado do PT de São Paulo, Devanir Ribeiro, entrou com um requerimento barrando a tramitação final do projeto. Entre as assinaturas do requerimento estava presente o nome do deputado Décio Lima (PT-SC). Devido à pressão popular, o requerimento foi retirado e o projeto foi enviado à Presidência, sendo vetado. “Só mesmo a mesquinharia política e o revanchismo que ainda comandam a nação brasileira explicam o veto do presidente a uma ajuda claramente necessária. O catarinense, no entanto, não esmorece jamais. Vamos vencer mais essa batalha; já vencemos adversários mais fortes, como a própria revolta da natureza. Aos que nos agridem, responderemos, serenamente, com o nosso sucesso, com a nossa força e com o desprezo das urnas”, finaliza Bornhausen.

Sobre as catástrofes: No final de 2008, Santa Catarina foi atingida por uma série de catástrofes naturais que devastaram o Estado. As chuvas em excesso afetaram cerca de 60 municípios e 1,5 milhão de pessoas. O número oficial de óbitos é de 135 pessoas e duas pessoas ainda estão desaparecidas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, no final de 2009, 2,4 mil famílias continuavam desabrigadas e 3,6 mil permaneciam desalojadas nos municípios afetados.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

4 mil pessoas prestigiam Raimundo Colombo


Senador Raimundo Colombo (DEM) justificou a fama de carismático ao conseguir mobilizar mais de 4 mil militantes de Santa Catarina. O lançamento do seu nome como candidato ao Governo do Estado foi marcado pelo apoio dos correligionários e de personalidades importantes do Partido Democratas nacional.
Já na chegada ao centro de convenções, onde aconteceu o evento, o público deu uma mostra de como o nome do Senador está consolidado. Colombo levou cerca de 30 minutos para atravessar um corredor de 200 metros, por causa dos cumprimentos e pedidos de fotos dos simpatizantes. Durante o evento, o público manteve a empolgação com gritos e faixas de incentivo.
Nos discursos, os grandes nomes do Partido destacaram as características marcantes de Raimundo. O Senador José Agripino Maia (RN), líder do Democratas no Senado, exalta que “Brasília tem a imagem de Colombo como um político conciliador e de um administrador sério, tanto que é o líder da minoria no Senado e recordista de projetos de lei, em 2009”.
Colombo também teve o prazer de receber a visita do ex-Governador Antônio Carlos Konder Reis, que com a experiência de 84 anos, destacou as principais características do Senador. "Inteligência, honradez, capacidade, e, acima de tudo, amor ao trabalho e a Santa Catarina”, falou Konder Reis.
O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, argumenta que o Senador ganhou experiência ao longo de sua carreira pública para se tornar um bom Governador para Santa Catarina. “O Democratas, de todo o Brasil, vê a pré-candidatura do Colombo com bons olhos e entusiasmo por conta da sua experiência e é evidente, que ele sendo candidato, vai poder mostrar sua capacidade.”
O Deputado Paulo Bornhausen, líder do DEM na Câmara Federal, falou que o “evento é a grande arrancada para a vitória, e para que Santa Catarina tenha uma administração para responder os anseios da população”.
Ao embalo do jingle, que destacava a seriedade, humildade, liderança, união e competência de Raimundo, o Senador subiu ao palco visualizando as diversas bandeiras e faixas do público presente e realizou um discurso empolgado. “Tenho 32 anos de vida pública. Já levei muitos tombos, mas de todos levantei ainda mais forte. Acredito nas pessoas, no mérito do trabalho”.
O Senador destacou o espírito de trabalho, confiança e bondade que vem recebendo do povo catarinense. “Esse é um dos momentos que vou guardar para sempre. Pessoas viajarem mais de 12 horas para levar o apoio delas a minha candidatura faz eu acreditar ainda mais no nosso trabalho realizado”, agradeceu Colombo.

Dedicação, capacidade, seriedade, honestidade, experiência e lealdade. Essas foram as principais características apontadas pelo Prefeito Nabor José Schmitz.

Para o Vereador Rodrigo Tabarelli, “Colombo tem a capacidade de entender o sentimento das pessoas, de se sensibilizar com elas e de trabalhar muito para buscar as soluções necessárias”.

Hospital é beneficiado com Doações de Alunos

O dia 5 de junho foi escolhido pela ONU para ser a data em que a preocupação com o meio ambiente seja a principal atividade. Criada em 1972, a comemoração foi assinada durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o tema, junto com uma outra resolução que criava o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP, na sigla em inglês).

Para comemorar a data, nesta época diversas instituições e organizações promovem palestras, cursos e encontros para debater a importância da preservação do meio ambiente. No município de Vidal Ramos as escolas realizaram entre os estudantes a troca de um quilo de alimento por uma muda de árvore nativa.
A Fundação Médico Assistencial ao Trabalhador Rural de Vidal Ramos foi beneficiada e recebeu no dia 05 de junho, da AFUBRA em parceria com as Escolas de Ensino Básico Cacilda Guimarães, Padre Heriberto Hartmann e Escola Municipal de Ensino Básico Germano Schaffer, a quantia de 120 Kg de alimentos não perecíveis.
O sucesso da ação alusiva a Semana do Meio Ambiente, deve-se ao interesse dos alunos do educandário, que trocaram 1 kg de alimento por uma muda de árvore nativa, para plantarem em suas propriedades.
Segundo o Presidente da Fundação Hospitalar, Rodrigo Tabarelli, este ato de doação chegou em boa hora e beneficiará muito os pacientes que estão internados. "Em nome de toda a equipe da saúde quero agradecer aos educadores e educandos que colaboraram com esta campanha em favor do Hospital".