segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PORTAS ABERTAS VOTORANTIM

Foto: Vereadores Nego, Chiquinho, Juarez, Laurinho, Rodrigo, Mário.

A quase cem metros de altura, no elevador da torre construída pela empresa Votorantim Cimentos, os Vereadores da Câmara Municipal de Vidal Ramos, acompanharam com riqueza de detalhes a grandeza da obra, durante a primeira edição do projeto Portas Abertas à Comunidade.
A atividade aconteceu no dia 19 de fevereiro e realmente abriu as portas da unidade de Vidal Ramos, visando à integração entre a comunidade e a Votorantim. Na oportunidade, os parlamentares, conheceram as rotinas da fabricação de cimento e o canteiro de obras.
Os gerentes e técnicos de segurança, que acompanharam o grupo no decorrer da visita, explicaram o funcionamento do forno que mede 64 metros de comprimento e 4,15 de diâmetro. O principal equipamento da fábrica é responsável pela produção do clinquer, que é a matéria-prima mais importante para a fabricação do cimento. O ambiente operacional recebe cuidados rigorosos, com temperaturas variando da ambiente local, até centenas de graus, nas imediações do próprio forno.
O ponto culminante da visita foi à subida na torre da unidade da Votorantim. É importante destacar que as torres são dispostas em elevadas estruturas e que frequentemente ultrapassam os 90 metros de altura. Para se ter uma idéia da dimensão desta estrutura, a torre concluída em Vidal Ramos chega a 98,5 metros de altura, sem considerar ainda, os componentes mecânicos que serão instalados sobre ela.
Os técnicos da empresa cimenteira fizeram questão de explicar o funcionamento e a função dos silos, que armazenam as matérias prima de todo o processo de fabricação do cimento.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Na 1ª palestra oficial, Colombo fala em governar o Governo


No evento de posse do novo Conselho Deliberativo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o governador Raimundo Colombo proferiu a sua primeira palestra no cargo. No evento realizado em Florianópolis, na quinta-feira (24), Colombo enfatizou que o maior desafio é governar a estrutura do Governo e que pretende priorizar o bom atendimento ao cidadão em todos os órgãos públicos.




O governador Raimundo Colombo explicou à plateia, formada por empresários, que durante os primeiros 120 dias do mandato o Governo estará dedicado a conhecer a estrutura pública. “Nosso primeiro desafio é conhecer todos os órgãos públicos, o que fazem e como melhorá-los. O segundo será integrar o Governo e o terceiro passo é abrir espaço para a participação da sociedade”.



Colombo completou o discurso contando como está sendo feito o trabalho nesse início de mandato e disse que um problema grave são as falsas prioridades e, por isso, é necessário que todos os secretários visitem e conheçam os problemas de cada local de Santa Catarina. “Vamos visitar todas as sedes das regionais. Os secretários vão conversar e conhecer os problemas locais referentes às suas pastas”.



Além de diagnosticar as prioridades e trabalhar em soluções para os problemas, Colombo quer investir na capacitação e qualificação do servidor público, para que possa promover a valorização salarial por meio de uma política de mérito. “Queremos, eu e o Eduardo (Pinho Moreira), transmitir esse espírito de união de que o servidor tem que servir bem. Assim, o cidadão terá um serviço de qualidade”.



Entre histórias que ilustraram e até divertiram a plateia, o governador Raimundo Colombo finalizou convocando a sociedade a participar do Governo. “Não tenho medo de críticas. Se errarmos, por favor, nos alertem. Queremos fazer o máximo e o melhor possível”.

Fonte: http://www.raimundocolombo.com.br/site/noticia-view.php?idNoticia=90

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR


Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 22 de fevereiro o vereador Rodrigo Tabarelli falou da importância de implantar nas farmácias do município o programa Farmácia Popular do ministério da Saúde, O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular". O vereador encaminhou ofício para as farmácias existentes no município pedindo para que os proprietários cadastrem o seu estabelecimento para oferecer esse beneficio a nossa população, sendo que existem prazos para a realização desse cadastro.


Conheça um pouco mais sobre a o Programa:

Farmácia Popular
O Farmácia Popular foi criado em 2004 com unidades próprias para oferecer à população mais uma forma de acesso aos medicamentos. Em 2006 a iniciativa cresceu e alcançou a rede privada sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Hoje, mais de 2,5 mil municípios possuem estabelecimentos do programa e cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês são beneficiados. Sendo aproximadamente 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos. http://www.saudenaotempreco.com/o_programa.php
Com o programa, os brasileiros passaram a ter acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e outras cinco doenças incluindo asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos estão disponíveis na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular. Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão que são gratuitos, o programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece os medicamentos com descontos de até 90%.

http://www.saudenaotempreco.com/o_programa.php

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comunidade Obra KOLPING de Vidal Ramos faz doação de alimentos ao Hospital e CERVIDA.



Comunidade Obra Kolping de Vidal Ramos em parceria com Instituto Unialcance Centro de Capacitação Profissional, da cidade de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul, desenvolveram um projeto onde os jovens e adultos de Vidal Ramos terão a oportunidade de aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos em Informática Básica, o curso vai acontecer na sede local da Kolping de Vidal Ramos. O valor da matricula foi dois quilos de alimento não perecível, que no final das inscrições totalizaram aproximadamente 300 quilos. O presidente da Kolping de Vidal Ramos Sr. Nelson Boing fez a doação desses alimentos repassando a metade para o Hospital de Vidal Ramos, e a outra metade para o CERVIDA, que foram entregues na tarde dessa segunda feira dia 21 de fevereiro para o presidente do Hospital Rodrigo Tabarelli, e para a presidente do CERVIDA Merlene Petry Schmitz.

O Presidente Rodrigo Tabarelli em nome do Hospital agradece, ao Sr. Nelson Boing representante da Comunidade Obra KOLPING de Vidal Ramos, por ter lembrado do nosso Hospital e do CERVIDA e feito essa doação tão importante.

“Com a ajuda das pessoas, entidades e gestos semelhantes a esse, é que teremos capacidade de manter nosso Hospital com as portas abertas por muitos e muitos anos”.



Mais informações no site: http://www.prefeituravidalramos.com.br/conteudo/?item=10691&fa=1&cd=91099

domingo, 20 de fevereiro de 2011

• SANTA CATARINA já não cobra ICMS dos remédios para tratamento de câncer

Agora publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto assinado pelo governador Raimundo Colombo passa a isentar a cobrança do ICMS sobre medicamentos usados no tratamento quimioterápico contra o câncer. O imposto foi zerado pelo decreto, o que deve beneficiar milhares de catarinenses. “Santa Catarina será um Estado referência em ações voltadas à redução do imposto em benefício do desenvolvimento econômico e social. Neste caso, a isenção vai beneficiar pacientes em um momento difícil como é o tratamento de câncer”, afirmou o governador Raimundo Colombo, nesta segunda-feira (14).
Essa economia permitida pela redução da carga tributária sobre os medicamentos oncológicos deverá ser percebida gradualmente no preço final do produto. “É um processo natural o desconto não ser instantâneo porque depende da renovação dos estoques das farmácias, mas a sociedade tem que estar atenta para que o mercado repasse o desconto dado pelo Governo para o preço final”, explica o diretor de administração tributária da secretária da Fazenda, Carlos Roberto Molin. Segundo Molin, normalmente a concorrência se encarrega de baixar o preço após a isenção. Para o Estado, a isenção deve reduzir a arrecadação de R$ 10 milhões ao ano.
A isenção vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas no Estado e altera o artigo 1º do decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001, sobre operações relativas à circulação de mercadorias. O Governo ainda estuda novas modalidades de incentivo fiscal, como em relação ao pão francês e ao feijão.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SEPARAÇÃO DO LIXO NOS DEPARTAMENTOS PÚBLICOS.

Na sessão da câmara do dia oito de fevereiro de 2011 o Vereador Rodrigo Tabarelli utilizou a palavra livre para abordar um assunto que é de extrema importância para o município. Trata da futura elaboração do projeto de lei que visa coleta seletiva de lixo nos departamentos públicos do município de Vidal Ramos, onde serão implantadas as lixeiras específicas para a devida separação e conscientização dos nossos funcionários.
A maioria dos nossos funcionários ainda não se deu conta da importância desse projeto, que além de estar colaborando com o planeta, nosso município estará contendo muitos gastos. Precisamos ter a consciência de que antes de implantar o projeto em todo município, o poder público deverá iniciar a separação dos resíduos nos seus diversos departamentos e escolas.
A MUDANÇA COMEÇA EM CASA!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pacientes do SUS são obrigados a pagar “taxas” para usar ventilador e TV nos hospitais

Em mais uma demonstração do tratamento criminoso dado pelos governos burgueses a população trabalhadora, dois hospitais do Rio Grande do Sul foram denunciados por cobrar taxas dos pacientes do SUS para que os mesmos possam usar ventilador ou televisão nos hospitais.
De acordo com os relatos dos pacientes do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, os leitos superlotados não possuem sistema de ventilação. Os pacientes que queiram usar o aparelho têm que levá-los de casa e pagar uma taxa de R$20 para poder ligar o aparelho. Os que se negam a pagar o valor são obrigados a enfrentar um calor de 40 graus.
O cinismo é tamanho que o recibo dado pelo hospital classifica a taxa como uma “doação”. Trata-se de um ataque brutal contra os trabalhadores. Ou seja, além de os governos burgueses não investirem minimamente na saúde pública, ainda obriga os trabalhadores a pagar pela infra-estrutura dos hospitais, o que teoricamente seria obrigação dos governos.

http://www.pco.org.br/conoticias/imprimir_materia.php?mat=26316

Vivemos outra realidade
No pequeno Hospital de Vidal Ramos, em quartos coletivos de pacientes que fazem os seus tratamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que “cá pra nós” é um plano extremamente quebrado, falido, desestruturado e desatualizado, por falta de investimento, uma verdadeira vergonha!!! Contam com ventilador de parede, e equipamento de TV com parabólica, instalado em todos os leitos, (coisa de quarto particular), podendo desfrutar disso tudo sem pagar nenhum centavo, o que não acontece em hospitais do Brasil ou até mesmo de pequenos municípios vizinhos, , a não ser que se pague por um quarto particular, ou que tenha um belo plano de saúde.
Esse é nosso compromisso! Sabemos ainda que há muitas coisas a serem feitas. Entretanto buscamos trabalhar, para proporcionar melhor qualidade de vida para a nossa população, melhorando cada vez mais nossos serviços, e procurando oferecer um ambiente mais agradável e confortável aos que utilizam da saúde pública, tendo o mesmo direito dos pacientes que ficam em quartos particulares.