quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VIDAL RAMOS PARTICIPA DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE.



“Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública. Patrimônio do Povo Brasileiro” é o tema da 6ª Conferência Estadual de Saúde de SC, que foi realizada de 19 a 21 de outubro de 2011, em Florianópolis. A proposta foi discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade
Entre os representantes do Município de Vidal Ramos participaram da Conferência Estadual; o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Tabarelli (Gestor), Sidnei Marcon Filho (Profissional), Vilma Carmen Muller e Mirian Terezinha Kuhnen Leandro (Usuários), que foram eleitos na 4ª Conferência Municipal de Saúde de Vidal Ramos, realizada no dia 1º de Julho de 2011. Este foi um momento de luta e mobilização em Santa Catarina, representado por mais de, 1600 delegadas(os) de todos os municípios catarinenses, participando da VI Conferência Estadual de Saúde em Florianópolis. Entre os participantes estavam Usuários, trabalhadores da saúde, prestadores e gestores, repensando os caminhos da Saúde para dentro do nosso país, estado e municípios.
No final do evento foram definidas as propostas a serem levadas para a etapa nacional da conferência bem como foi realizada a eleição dos 96 delegados que debaterão as propostas em Brasília na 14ª Conferência Nacional de Saúde, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro. Da região da AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, foram eleitos três representantes, cada um representando uma categoria: usuários, profissionais e Gestor.
As deliberações das conferências servem para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais e municipais.




CARTA DE SANTA CATARINA (sobre SUS)

Nós, delegadas e delegados da 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina, no contexto da 14ª Conferência Nacional de Saúde, reunidos em Florianópolis no período de 19 a 21 de outubro de 2011 enquanto representantes dos 293 municípios catarinenses, aprovamos a CARTA DE SANTA CATARINA, manifesto que reafirma a luta pela efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) dando conseqüência a uma das maiores conquistas do povo brasileiro, gestada e aprimorada através do movimento de Reforma Sanitária para o Brasil.
A nação encontra-se em uma encruzilhada na qual a opção que efetivamente poderá contribuir para a consolidação do SUS como o sistema público de saúde de todas e todos brasileiros é a reafirmação e radicalização dos princípios e diretrizes do SUS e a garantia de seu financiamento.
Esta reafirmação se constituirá através de instrumentos legais que viabilizem o direito constitucional da SEGURIDADE SOCIAL, assim como, da participação por meio das instâncias de Controle Social.
Defendemos o SUS, no âmbito da política de Seguridade Social, integrado às políticas e ao modelo assistencial do Sistema Único de Assistência Social e da Previdência Social, sendo conduzido através de uma gestão participativa, democrática, técnica e profissionalizada, que seja 100% pública e não submetida a nenhuma forma de privatização ou terceirização.
Entendemos ainda que a continuidade da construção do modelo assistencial do SUS deva promover a ênfase no modelo de Vigilância baseado na PROMOÇÃO DA SAÚDE, debruçando-se sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença (entre eles, meio-ambiente, trabalho e educação, relações familiares e comunitárias), onde a porta de entrada prioritária é a Atenção Básica que encontra na Estratégia de Saúde da Família, por meio das Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Núcleos de Apoio à Saúde da Família, o formato mais avançado e idealizado para nosso país, apontando para a necessidade da redução da população atendida por cada equipe e cada núcleo.
É de fundamental importância a expansão, consolidação e qualificação das redes de Atenção a Saúde, como a rede de atendimento em Saúde Mental, seguindo os princípios da Reforma Psiquiátrica; a rede de Assistência Farmacêutica, como estrutura integrante do processo de atenção a saúde; a rede Atenção a Saúde da Mulher, destacando a rede Cegonha; a rede de atenção a Urgência e Emergência, destacando-se a rede de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) e SAMU; e a rede de média e alta complexidade, respeitadas as características regionais do perfil sócio-demográfico e epidemiológico de nossa população, assim como, a efetivação do Plano Nacional de Saúde Prisional.
Entendendo que é de fundamental importância para o reconhecimento por parte da população de que o SUS é viável e constitui-se como um instrumento de direito do povo, contrapondo-se a covarde construção midiática de desqualificação do sistema público de saúde brasileiro, que haja a real vontade política em todos âmbitos federativos de constituir as condições para o pleno desenvolvimento do trabalho dos profissionais de saúde implementando-se Planos de cargos, carreiras e vencimentos (PCCV’s) dignos que estimulem a opção pela carreira exclusiva no SUS, promovendo ambientes de trabalho saudáveis e humanizados para o melhor atendimento da população. Destacando a necessidade do estímulo a interiorização e fixação dos profissionais através da política de Educação Permanente, de Residências em Saúde e do Serviço Civil para a saúde.
Entretanto, para que esta realidade se constitua e os avanços necessários para a reafirmação dos princípios e diretrizes do SUS, é imprescindível a garantia das fontes de financiamento.
Para tanto, defendemos a Regulamentação da Emenda Constitucional 29, garantindo 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde. Além de garantir a aplicação destes recursos por meio da não efetivação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e da implementação da Lei de Responsabilidade Sanitária que desvincula os recursos destinados a saúde dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na mesma lógica, defendemos a busca e a criação de novas fontes de recursos, que incluem a destinação de percentual de arrecadação aplicada a produtos danosos a saúde (como o cigarro, o álcool e os agrotóxicos), o fim dos subsídios públicos a planos e seguros privados de saúde (como a dedução no imposto de renda dos gastos com saúde privada e ampliação do ressarcimento/cobrança dos planos e seguros por procedimentos realizados no SUS) e ainda, no âmbito da Reforma Tributária, a taxação sobre grandes fortunas, a desoneração do trabalho assalariado e da produção e circulação de bens e mercadorias invertendo a lógica para a tributação da propriedade e circulação monetária, constituindo a justiça tributária em prol da saúde do povo brasileiro.
Conclamamos o povo catarinense a defender o SUS 100% público diante da ação do Governo do Estado de Santa Catarina em operar a outorga da gestão de Unidades de Saúde Hospitalares e não-Hospitalares para outras formas não públicas de gestão, como as Organizações Sociais, contrariando posições adotadas pelo Conselho Estadual de Saúde e pelo Tribunal Superior do Trabalho em recente decisão. Reafirmamos que a gestão e a regulação em saúde devam ser 100 % públicas e o entendimento de que o direito da população à saúde se constrói como dever do Estado.
Todos juntos na construção da 14ª Conferência Nacional de Saúde, na luta pela saúde do povo brasileiro.
Todos usam o SUS! Patrimônio do povo brasileiro!

Florianópolis, 21 de outubro de 2011
Delegadas e Delegados da 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina


terça-feira, 25 de outubro de 2011

ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE (ATI)

Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Esportes realiza projeto com os grupos da 3ª Idade.


Recém inaugurada, a Academia da Melhor Idade já esta sendo bastante utilizada pela população de Vidal Ramos, instalada na Praça Nereu Ramos local privilegiado no centro da Cidade, nossa população conta com um excelente local de lazer e descontração. Rodrigo Tabarelli hoje Secretário Municipal de Saúde é apoiador dessa prática, como Vereador fez indicações na Câmara de Vereadores solicitando a implantação da academia no Município ..."essas academias são uma boa opção para as pessoas sedentárias"...
No dia 19 de Outubro de 2011, quarta feira, foi lançado o projeto de atividades com a terceira Idade na Academia, onde o Professor Lauro Prim  desenvolveu varias atividades com os idosos, para que eles comecem a se preocupar com seu bem-estar preferindo o exercício ao ar livre, de forma saudável e totalmente seguro, pois as academias ao ar livre ou da melhor idade já são uma prática de exercícios de milhões de pessoas em todo o mundo. A equipe da Secretaria de Saúde acompanhou os trabalhos com os idosos garantindo mais segurança e conforto.

SAÚDE DO IDOSO

Secretaria de Saúde e Equipe de Saúde Bucal, realiza palestras educativas nos grupos de Terceira Idade das Comunidades e do Centro do Município.

Campestre


Campestre


Rio das Pacas

Rio das Pacas
Grupo do Centro

Grupo do Centro

terça-feira, 18 de outubro de 2011

6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

O Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Tabarelli vai estar párticipando da 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE, nos dias 19,20 e 21 de Outubro de 2011 em Florianópolis SC.
Em breve notícias e Imagens da Conferência

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SAÚDE DO IDOSO

Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras educativas para os grupos de 3ª Idade.


A equipe se Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos realizou nesta terça feira dia 11 de Outubro de 2011, uma importante palestra sobre a saúde Bucal para o Grupo de Melhor Idade da Comunidade de Cinema. a palestra foi realizada pela dentista do Posto de Saúde Gabriela Eduarda Capistrano.
A saúde bucal é essencial para manter a qualidade de vida em todas as etapas da vida. No entanto, é na terceira idade que os cuidados odontológicos se tornam importantíssimos, sendo ligados ao conforto, socialização, satisfação e autopercepção, entre outros.



ENCONTRO DE GESTANTES

No dia 10 de Outubro de 2011, segunda feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos realizou o 1º Encontro Municipal de Gestantes.


O encontro foi realizado na Casa Kolping, e o tema desse primeiro encontro foi a importancia do Aleitamento Materno.

AMAMENTAÇÃO;

"Laço Dourado"


Significado e propósito:
Recentemente, com a finalidade de divulgar ações sociais, utilizam-se símbolos, bottons, logos, pins... para criar um ambiente de identidade e de associação a um movimento. O Laço Dourado têm este objetivo, além de ser um símbolo de comunicação social, possui um significado dentro do seu desenho.
O Laço Dourado é em si, uma maneira de promovermos o valor da amamentação para a sociedade.
Ouro:

A cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ante a qual toda alternativa deve ser comparada e questionada.

O laço:
Por que usamos um laço ao invés de uma fita cruzada como na campanha de prevenção da AIDS?
Cada parte do laço mostra uma mensagem especial:
* Uma parte do laço representa a MÃE.
* A outra parte, representa a CRIANÇA.
* O laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.
* O nó é o PAI, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.
As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e a amamentação continuada por 2 anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de 3 anos ou mais; dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.












segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vidal Ramos


Belezas Naturais do Parque Municipal Natural Chapéu das Águas.

Confira as Reportágens:

Reportagens sobre a Gigante Roseira Branca, Morro do Palácio e Parque Chapéu das Águas que foram manchete nos Jornais da RBATV Rio do Sul

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Motoristas de Ambulância

Uma pequena homenagem aos amigos motoristas de Ambulância, que diáriamente
transportam nossos pacientes com muita
responsabilidade e amor!!!

"Obrigado pela competência e comprometimento"

Danga, Darci, Damasio, Deba.... "os 4 Ds" !!!

Homenagem Especial ao Amigo "Vilmar Truppel"

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Agora é a vez das Mulheres...

Projeto de Educação em Saúde nas Comunidades.

Comunidade de Cinema prestigia o encontro!
Depois da aceitação do projeto com os homens a Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos iniciou nesta terça feira dia 04 de Outubro o projeto com as mulheres, os encontros estão sendo realizados em todas as comunidades, ja estando previsto seu encerramento para dia 09 de novembro de 2011 nas dependências do Anfiteatro Municipal Tranquilo Dognini, centro da cidade.
O objetivo principal do projeto é informar e concientizar nossas mulheres, proporcionando educação e melhoria na qualidade de vida das pessoas, por meio de um esforço multidisciplinar que ressalta aspectos preventivos e práticos da saúde da Mulher.
Projeto foi elaborado e esta sendo desenvolvido pela enfermeira Gislayne Bussi e a Técnica de Enfermagem Ivani Filipi Weber, ambas colaboradoras da Secretária da Saúde.

"Mais uma vez a Secretaria Municipal da Saúde vai até sua casa, levando conhecimento na area da Saúde".

Confira a Agenda e PARTICIPE:

04/10 CINEMA 19:00HS
05/10 CHAPADÃO DO TIGRE 19:00HS
06/10 INDAIAL 19:00HS
10/10 FARTURA 19:00HS
13/10 PRAÇA STOLTENBERG, BLINCK 19:00HS
18/10 SALSEIRO 20:00HS
19/10 CAMPESTRE, RIO DO LAURO 20:00HS
20/10 AGUAS FRIAS 20:00
24/10 RIO DAS PACAS, ANTAS GORDAS 20:00HS
25/10 TIFA 20:00HS
26/10 SANTA LUIZA 20:00HS
27/10 SÃO DOMINGOS, RIOZINHO 20:00HS
01/11 LEMBRANÇA 20:00HS
02/11 MOLUNGÚ 20:00HS
03/11 BAIXO MOLUNGÚ 20:00HS
04/11 FAZENDA RIO BONITO 14:00HS
09/11 CENTRO - ANFITEATRO 20:00HS

Comunidade de Cinema:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

RAIMUNDO COLOMBO EM VDAL RAMOS

R$ 60 Milhões em Convênios




O dia 4 de outubro vai entrar para a história de Vidal Ramos, devido à assinatura da ordem de serviço que autoriza a empresa Votorantim Cimentos, a começar as obras viárias que contemplarão o município e a região. Durante a solenidade realizada no Anfiteatro Tranqüilo Dognini, foi oficializado o investimento de cerca de R$ 60 milhões. Os documentos foram assinados pelo Governador Raimundo Colombo e Prefeito de Vidal Ramos, Nabor José Schmitz, com a participação de toda a equipe do governo estadual e de lideranças locais e regionais.
Os trabalhos previstos em três etapas serão viabilizados através de uma Parceria Público Privada, que acontecerá entre a empresa e o Governo do Estado. O primeiro momento contempla a pavimentação do trecho entre Imbuia e a SC-352, com 9,9 quilômetros, que apresentará um investimento de R$ 28,7 milhões. A segunda parte vai recuperar a rodovia Germano Scheafer, que liga Vidal Ramos até Ituporanga, com 24,2 quilômetros de extensão, contratada no valor de R$ 28,2 milhões. A supervisão da obra que deve ser concluída em 18 meses, é de responsabilidade do consórcio Prosul-Iguatemi. Vale destacar que ambas as etapas estão ocorrendo simultaneamente.



1º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS COMUNIDADES


A Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos realizou o encerramento das atividades desenvolvidas pelo programa do 1º Encontro de Educação em Saúde nas Comunidades, tendo como tema principal "Saúde do Homem". A conclusão do programa aconteceu no dia 29 de setembro, no Anfiteatro Tranqüilo Dognini. Objetivando atingir a conscientização, principalmente da população masculina, estes encontros aconteceram em todas as comunidades do município desde o dia 03 de agosto.
A equipe de saúde do município de Vidal Ramos representada neste projeto pelas enfermeiras Ariani França e Mariela Detzel,abordou o tema: "Saúde do Homem", pouco discutido anteriormente. E, na perspectiva de conscientizar a população masculina quanto à importância da prevenção de doenças, surgiu a ideia de atuar nas comunidades.

No decorrer dos encontros aconteceram discussões sobre prevenção das principais doenças que acometem a saúde do homem, citando: Hipertensão Arterial, Diabetes e o Câncer de Próstata. Durante as reuniões também foram oferecidos aos participantes o direito de realizar questionamentos e perguntas, tirando assim, as dúvidas mais frequentes.