Em mais uma demonstração do tratamento criminoso dado pelos governos burgueses a população trabalhadora, dois hospitais do Rio Grande do Sul foram denunciados por cobrar taxas dos pacientes do SUS para que os mesmos possam usar ventilador ou televisão nos hospitais.
De acordo com os relatos dos pacientes do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, os leitos superlotados não possuem sistema de ventilação. Os pacientes que queiram usar o aparelho têm que levá-los de casa e pagar uma taxa de R$20 para poder ligar o aparelho. Os que se negam a pagar o valor são obrigados a enfrentar um calor de 40 graus.
O cinismo é tamanho que o recibo dado pelo hospital classifica a taxa como uma “doação”. Trata-se de um ataque brutal contra os trabalhadores. Ou seja, além de os governos burgueses não investirem minimamente na saúde pública, ainda obriga os trabalhadores a pagar pela infra-estrutura dos hospitais, o que teoricamente seria obrigação dos governos.
http://www.pco.org.br/conoticias/imprimir_materia.php?mat=26316
Vivemos outra realidade
No pequeno Hospital de Vidal Ramos, em quartos coletivos de pacientes que fazem os seus tratamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que “cá pra nós” é um plano extremamente quebrado, falido, desestruturado e desatualizado, por falta de investimento, uma verdadeira vergonha!!! Contam com ventilador de parede, e equipamento de TV com parabólica, instalado em todos os leitos, (coisa de quarto particular), podendo desfrutar disso tudo sem pagar nenhum centavo, o que não acontece em hospitais do Brasil ou até mesmo de pequenos municípios vizinhos, , a não ser que se pague por um quarto particular, ou que tenha um belo plano de saúde.
Esse é nosso compromisso! Sabemos ainda que há muitas coisas a serem feitas. Entretanto buscamos trabalhar, para proporcionar melhor qualidade de vida para a nossa população, melhorando cada vez mais nossos serviços, e procurando oferecer um ambiente mais agradável e confortável aos que utilizam da saúde pública, tendo o mesmo direito dos pacientes que ficam em quartos particulares.
Não vejo erro, pois o SUS paga aos hospitais apenas o tratamento e as Companhias de Energia cobram com 25% de icms. O uso de ventilador e Tv não fazem parte do tratamento. Os administradores tem a responsabilidade de preservar a vida financeira das instituições. Para comprar cigarro e cerveja ninguém reclama.
ResponderExcluir