Consulta Pública Busca a Instalação de um Grupamento do Corpo de Bombeiros
Representantes da sociedade Vidalense estiveram reunidos na noite dia 14 de julho, no Anfiteatro Municipal Tranqüilo Dognini. O principal motivo do encontro foi a realização uma Consulta Pública para a instalação de um Grupamento do Corpo de Bombeiros no município.
A proposta desta Consulta Pública surgiu por intermédio do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança de Vidal Ramos, que se mostrou bastante preocupado com as mudanças que estão acontecendo no município.
Durante a abertura da Consulta Publica o presidente do Conseg, Brás Eifler, destacou que diversos são os fatores que levaram a efetuar uma solicitação de instalação de um Grupamento de Bombeiros no município. Entre eles estão às obras de revitalização da SC 486, aliada ao aumento no movimento de veículos na rodovia com o funcionamento da Votorantim Cimentos. Destacando ainda que as condições de conservação da via devam acarretar muitos acidentes nesta estrada, além dos outros serviços prestados pelos bombeiros.
A integrante do Conseg e neste ato mestre de cerimônia, Zenir Schmitz Böing, realizou uma apresentação da entidade.
Zenir explicou que os CONSEGs - CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA - são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imoveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.
O 3º Sargento do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, Sargento Sabino explicou aos presentes que um Grupamento de Bombeiros é a menor fração de um batalhão de Bombeiros e requer no mínimo dez soldados e um comandante. Atualmente o efetivo dos bombeiros está desfalcado sendo esta a maior dificuldade de se conseguir implantar o Corpo de Bombeiro em Vidal Ramos. E na sequência explicou os procedimentos que devem ser seguidos para solicitar a implantação dos bombeiros em Vidal Ramos.
O sargento Sabino também explanou sobre os projetos de Bombeiro Mirim e Bombeiro Voluntário, enfatizando que este projeto começou em Ituporanga na década de 90 e se expandiu para todo o Brasil.
O Prefeito em Exercício Laércio da Cruz informou que n dia 29 de junho foi protocolado em Florianópolis no gabinete do Governador Raimundo Colombo e nos órgãos competentes ofícios reivindicando a instalação deste Grupamento em Vidal Ramos. "Devemos conquistar uma melhor qualidade de vida, com segurança. Há tempos atrás tínhamos sonhos distantes que atualmente já estão bem próximos".
Os Interessados em ser Bombeiro Voluntário participam de um curso de formação ficando apto a atuar em situações emergenciais como: combate a incêndios, resgates, salvamentos e suporte básico à vida, visando preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio. Apresenta agilidade, criatividade, iniciativa e autocontrole na atuação, valorizando o trabalho em equipe, respeitando os princípios legais e de biossegurança. Atua nas Corporações de Bombeiros como voluntários, em atividades educativas e preventivas conforme o regimento de cada corporação.
Pedro Bem, funcionário do Banco do Brasil relatou da experiência de ser um Bombeiro Voluntário e destacou "Ser voluntário é algo que nasce dentro de cada pessoa, não tem preço que pague a gratidão de alguém que você ajudou em alguma situação difícil".
O gerente da Unidade Local da Votorantim Cimentos, Rogério Bohn, se colocou a disposição para ser um intermediador entre a sociedade e a empresa nesta causa.
O Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Tabarelli, esclarece que as ambulâncias da frota municipal não podem realizar resgates e que os motoristas nem tem capacitação para estes resgates.
Ao final Zenir Schmitz Boing, integrante do CONSEG explicou a lei do FUNREBOM - Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros, e que em Vidal Ramos esta lei institui que os recursos fiquem em Vidal Ramos, caso seja instalado uma Guarnição.
Ao final foi aprovada por unanimidade entre os presentes a instalação da Guarnição do Corpo de Bombeiro no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário