quinta-feira, 15 de março de 2012

ELETROCARDIOGRAMA GRATUITO.

Telemedicina em Santa Catarina, um projeto sustentável.


Mais um benefício para os moradores do Município de Vidal Ramos, a partir das próximas semanas todos os pacientes poderão realizar os seus exames de Eletrocardiograma no Posto de Saúde gratuitamente. O Secretário da Saúde Rodrigo Tabarelli comemora esse avanço pois o projeto vem de encontro com nossos pacientes, sendo que em nosso município existem varias pessoas com problemas cardíacos, que necessitam acompanhamento médico e realização do exame de Eletrocardiograma mensalmente.


O Sistema de Telemedicina é uma rede estadual baseada numa infraestrutura tecnológica especialmente criada para oferecer de maneira ágil serviços de atenção à saúde no contexto do SUS. Os exames, realizados em qualquer cidade catarinense cadastrada no sistema, são imediatamente disponibilizados para serem analisados por especialistas, sem limitação geográfica. Logo após o laudo, o resultado pode ser visualizado pelo médico e pelo próprio paciente na cidade onde se encontra.
Dessa forma, além de diminuir o tempo de acesso aos laudos, a Telemedicina possibilita a redução do custo desses exames e evita viagens desnecessárias. Tomando apenas os eletrocardiogramas digitais realizados até janeiro de 2011, estima-se que os pacientes atendidos tenham deixado de viajar mais de 13 milhões de quilômetros.
O Sistema Catarinense de Telemedicina começou em 2005, através de uma parceria entre a Secretaria do Estado da Saúde e a UFSC. O primeiro eletrocardiograma digital foi instalado na cidade de Quilombo, na região Oeste, gerando o primeiro diagnóstico à distância através da rede. A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida na íntegra no Estado pelo Instituto Nacional para a Convergência Digital (INCoD), parte do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da UFSC. Essa tecnologia é toda baseada em software livre, sem dependência de nenhum tipo de produto comercial, totalmente integrada aos processos do SUS e passível de ser adaptada e estendida de acordo com as necessidades do gestor de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário